Integrado à Educação Infantil, o berçário2 da EMEIJPBPATINHODAGUA tem por objetivo unir cuidados e educação, em um ambiente tranquilo que transmite confiança, afetividade e aprendizagens significativas aos bebês. A construção da segurança afetiva inicia-se com o entendimento de que cada criança é um ser único, singular, cujo desenvolvimento depende da qualidade da relação que se estabelece com os materiais, objetos e adultos de seu entorno. Por este motivo, buscamos priorizar, espaços em que se sintam seguros e acolhidos, para que seu desenvolvimento aconteça de maneira calma respeitando os limites de cada um, através de estímulos necessários para que possam desenvolver suas habilidades. Nosso compromisso é garantir condições necessárias para que o caminho seja construído repleto de realizações e conquistas.
Acreditamos em uma proposta com as diversas linguagens, como a arte, as ciências, a música, a matemática, a escrita, a leitura.
Brincar, trabalhar com diversos materiais é encontrar-se com o mundo, é um novo relacionamento com o outro. Através da brincadeira a criança estabelece relação com a aprendizagem. Atrelados ao brincar existem as Sequências Didáticas e os Projetos interdisciplinares que direcionam o trabalho pedagógico, e são construídos pela Equipe Pedagógica levando em conta o cotidiano, interesses e necessidades dos grupos.
Quem vê um professor coordenando uma aula nem imagina a dificuldade por trás de todo o planejamento que é feito previamente. Já imaginou quantas pesquisas são necessárias para se construir um dia de ensino? Muitas! A arte de absorver o conhecimento pode ser fácil para alguns e um pouco mais trabalhosa para outros, e é aí onde entra a missão dos professores, de tornar o conhecimento acessível para todos. E esse processo tem início lá trás, na hora de inserir o conhecimento para as crianças, e isso é feito através de muitas etapas, como o da inserção da literatura infantil no mundo dos pequenos.
Os professores do período da tarde socializando com todas as faixas etárias trabalharam uma semana com o tema literatura infantil uma semana de Mary França e Eliardo França que são escritores que se dedicam a literatura infantil.
O professor é a peça principal na construção do aprendizado
1- Linguagem Teatral
Muitos estudos associam o uso da linguagem teatral como um facilitador no ato de contar histórias. Essa é uma excelente forma de expandir o universo da criança, fazendo com que ela seja capaz de desenvolver a sua linguagem não verbal, ampliando a sua consciência e aumentando sua capacidade de se comunicar com as pessoas ao seu redor. Essa fórmula é indicada para ser trabalhada com crianças pequenas
2- O Toque
Esse processo é de extrema importância principalmente para crianças pequenas, porque faz com eles explorem a parte tátil do livro. É através desse contato direto que eles irão criar um vínculo com a literatura. Então quanto mais as obras forem exploradas através de suas texturas, jogo de cores e ilustrações mais fácil será todo o processo de familiarização com a literatura infantil.
3- Músicas
Outro recurso é a utilização de músicas que despertam a atenção das crianças, além de aguçarem a curiosidade em torno do que está sendo exposto, fazendo com que elas criem um novo hábito, o de escutar as histórias e consequentemente passarem a desenvolver o seu imaginário. Por isso, é muito comum que autores utilizem em suas obras personagens cantores ou que toquem instrumentos musicais a fim de chamar a atenção dos seus leitores.
4- Brincadeiras
Inserir brinquedos e brincadeiras lúdicas também é uma forma de conquistar a atenção das crianças. Essas atividades fazem com que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e cheios de diversão, o que fará com que esse laço entre a criança e os livros se torne cada vez mais forte.
5- Gibis
A inserção das revistinhas ajuda a trabalhar a literatura infantil
Indique gibis para as crianças! A inserção das revistinhas contribui e muito na formação dos pequenos leitores, porque estimula a criatividade, a socialização e contribui também para o aprendizado do português e da interpretação de texto. Os gibis por terem diálogos curtos se tornam mais fáceis de serem assimilados.