Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.
Prepare-a para a escola com antecedência
Procure deixar a lancheira e a mochila sempre prontas no dia anterior. Conforme a criança for crescendo, incentive-a a participar dessa organização para que, mais tarde, ela consiga cumprir essa tarefa sozinha e com segurança.
É importante fazer um check-list, quando possível, junto com a criança, de tudo que precisa estar dentro da mochila/lancheira.
Programe o pós-escola
Criar uma rotina pós-escola também é bastante significativo. O que a criança faz ao chegar da aula? Almoça? Assiste à televisão?
Deixar um espaço na agenda para que a criança possa brincar livremente também é fundamental. Procure sempre incluir momentos assim.
As crianças de até três anos sentem maior conforto e segurança quando tem atividades que possuem regras. Assim, elas se habituam à sequência de eventos e têm condições de prever aquilo que está por vir. A questão do limite também pode ser trabalhada através dessas atividades, onde a criança compreende os seus e entende o tempo do outro, que as coisas não acontecem somente do seu jeito e no seu momento.
É indispensável a assimilação de normas desde a primeira infância. Isto é que proporcionará à criança segurança, tolerância e capacidade de lidar com a frustração em todo o decurso de sua vida.
Organizar uma rotina eficiente para as crianças pequenas requer a coordenação entre os cuidados e a educação. É um estágio em que são importantes tanto as necessidades biológicas, como sono, alimentação e higiene, quanto às afetivas, motoras e cognitivas.
Espaços organizados
Ter um ambiente organizado auxiliará os pequenos. Para que isto aconteça é muito importante que eles saibam que:
- Depois de brincar devem guardar seus brinquedos;
- Roupas e pertences devem ser colocadas na mochila;
- O lixo sempre na lixeira;
- Desde muito cedo os pequenos podem e devem auxiliar na organização da sala de aula.