Não há duvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demostram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas e tristes encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seus pensamentos, como se este se projetasse em suas posturas, o movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala.
As professoras da turma do berçario 2, Maria Cristina Caetâno do período da manhã e Eva Vieira Leite do período da tarde , vem desenvolvendo os seguintes conteúdos:
As professoras da turma do berçario 2, Maria Cristina Caetâno do período da manhã e Eva Vieira Leite do período da tarde , vem desenvolvendo os seguintes conteúdos:
Equilíbrio e Coordenação
- Brincadeira em roda levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;
- Participação das crianças com gestos através de músicas;
- Organização de atividades onde as crianças manipulam grandes e pequenos objetos, andam para frente e para trás, empurram objetos, encaixam e pulam obstáculos;
- Brincadeira no colchão (rolar, andar, pular e deitar);
- Empilhar cubos e peças.
- Participação das crianças com gestos através de músicas;
- Organização de atividades onde as crianças manipulam grandes e pequenos objetos, andam para frente e para trás, empurram objetos, encaixam e pulam obstáculos;
- Brincadeira no colchão (rolar, andar, pular e deitar);
- Empilhar cubos e peças.
Expressividade
- Através da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação favorecendo o desenvolvimento oral e corporal;
- Brincadeiras de roda, permitindo o desenvolvimento da oralidade, espontaneidade e socialização da criança;
- Atividades no espelho, chamando atenção para sua imagem, movimentando seu corpo;
- Hora da roda de história e música;
- Brincadeiras com bolas livremente na área externa;
- Tanque de areia;
- Esconder objetos e a criança o procura.
- Brincadeiras de roda, permitindo o desenvolvimento da oralidade, espontaneidade e socialização da criança;
- Atividades no espelho, chamando atenção para sua imagem, movimentando seu corpo;
- Hora da roda de história e música;
- Brincadeiras com bolas livremente na área externa;
- Tanque de areia;
- Esconder objetos e a criança o procura.
Artes Visuais
- Pintura com guache utilizando pincel e dedos
- Preparo de massa com a participação da criança para observação das possibilidades e transformação;
- Impressão com os alunos – marcas utilizando o próprio corpo;
- Desenho com giz de cera;
- Expressão livre com giz de lousa no chão.
- Preparo de massa com a participação da criança para observação das possibilidades e transformação;
- Impressão com os alunos – marcas utilizando o próprio corpo;
- Desenho com giz de cera;
- Expressão livre com giz de lousa no chão.
Música
- Estimulo de produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pé...);
- Cantar brincando de roda e jogos de mão;
- Passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço, sons da natureza em ambientes externos;
- Histórias contadas, enfatizando os sons existentes;
- Músicas suaves para repouso;
- Canções de ninar onde tem um espaço cativo neste período para o desenvolvimento oral.
- Cantar brincando de roda e jogos de mão;
- Passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço, sons da natureza em ambientes externos;
- Histórias contadas, enfatizando os sons existentes;
- Músicas suaves para repouso;
- Canções de ninar onde tem um espaço cativo neste período para o desenvolvimento oral.
A criança e a Linguagem
- Conversas com as crianças estimulando a linguagem oral;
- Conversas sobre ações que estão sendo realizadas;
- Músicas e conversas para intensificar a relação afetiva desenvolvendo a linguagem;
- Incentivo a fala dos alunos nos diálogos nas rodas de conversas;
- Disponibilização de livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e contato com a escrita;
- Comentários sobre a história contada pela professora;
- Transmissão de recados simples;
- Pronunciar nomes de pessoas e objetos que estão por perto.
- Conversas sobre ações que estão sendo realizadas;
- Músicas e conversas para intensificar a relação afetiva desenvolvendo a linguagem;
- Incentivo a fala dos alunos nos diálogos nas rodas de conversas;
- Disponibilização de livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e contato com a escrita;
- Comentários sobre a história contada pela professora;
- Transmissão de recados simples;
- Pronunciar nomes de pessoas e objetos que estão por perto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário