ATIVIDADES PERMANENTES
São
atividades de cuidado, aprendizagem e prazer das crianças, cujos conteúdos
necessitam ser trabalhados constantemente. São aquelas atividades que podem
acontecer sempre, todos os dias ou todas as semanas, dependendo das prioridades
no planejamento do professor.
Através
de uma análise dos RCNEIs foram relacionadas as seguintes atividades
permanentes para a Educação Infantil:
-
Brincadeiras no espaço interno e externo;
-
Roda de histórias;
-
Roda de conversa;
-
Roda de leitores (empréstimos de livros);
-
Atividades de desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem (ateliês);
-
Música (fazer e apreciação musical);
-
Atividades variadas em ambientes organizados por temas ou materiais à escolha
da criança, incluindo momentos em que elas possam ficar sozinhas se assim o
desejarem (faz-de-conta);
-
Cuidados com o corpo;
-
Jogos de escrita (bingo de letras, letras móveis e outros);
-
Cuidados com o meio ambiente dentro e fora da escola;
- Jogos (numéricos, de
construção e de regras).
★ Atividades permanentes: são atividades essenciais para a
aprendizagem dos alunos, que devem seguir uma periodicidade definida: segunda e
quinta, por exemplo. Podem ser atividades de leitura em voz alta realizada pelo
professor, atividades para refletir sobre o sistema alfabético de leitura
(listas, parlendas, cruzadinhas) e de escrita (escrita de listas no caderno ou
com letras móveis, escrita dos nomes dos amigos), produção de texto oral e
escrito, em que os alunos ditam para o professor um texto e ele escreve na
lousa (bilhetes, cartas, reescrita de textos), entre outras atividades.
★ Sequência de atividades: são sequências didáticas em que, a cada
etapa, há uma complexidade de desafios. A duração varia de acordo com os
conteúdos e as atividades podem ser praticadas uma, duas ou três vezes por
semana. Por exemplo: produção de textos informativos, em que se leem vários
textos e se analisam suas características para chegar à produção de outro
texto; leitura e escrita de parlendas realizando atividades de ordenação dos
versos, ajuste do falado ao escrito, localização de palavras no texto; leituras
para estudar características de animais, diferentes culturas etc.
★ Projetos didáticos: podem ter longa ou curta duração,
acontecendo uma, duas ou três vezes por semana. É uma boa alternativa para
aprofundar os conhecimentos sobre o conteúdo estudado. As etapas de um projeto
culminam na elaboração de um produto final, que dão visibilidade ao trabalho
realizado e permite a colaboração dos pais no processo de ensino e
aprendizagem. Alguns exemplos: montar um jornal da sala, um livro de
brincadeiras ou com contos, produzir uma agenda telefônica do grupo, apresentar
uma peça de teatro, entre outros.
★ Atividades independentes: subdividem-se em dois tipos: as de
sistematização e as ocasionais. As de sistematização são aquelas que se
destinam a sistematizar os conteúdos aprendidos no decorrer da rotina. Por
exemplo: após uma atividade sequenciada sobre textos informativos, discuta suas
características; ou levante o que os alunos aprenderam após um projeto. As
atividades ocasionais são as que a professora considera importante incluir no
currículo, mesmo quando não estão previstos na rotina, como ler uma notícia de
jornal que um aluno trouxe para ser compartilhado ou fazer a leitura de algum
poema que seja significativo ao que os alunos estão vivenciando.
Parabéns a vcs coordenadores, professores e funcionários pelo blog... o John John vai adorar ver as fotos com os coleguinhas.
ResponderExcluirAss.João Cabral, pai do John John.