quinta-feira, 21 de junho de 2012

ATIVIDADES PERMANENTES


ATIVIDADES PERMANENTES

São atividades de cuidado, aprendizagem e prazer das crianças, cujos conteúdos necessitam ser trabalhados constantemente. São aquelas atividades que podem acontecer sempre, todos os dias ou todas as semanas, dependendo das prioridades no planejamento do professor.

Através de uma análise dos RCNEIs foram relacionadas as seguintes atividades permanentes para a Educação Infantil:

- Brincadeiras no espaço interno e externo;

- Roda de histórias;

- Roda de conversa;

- Roda de leitores (empréstimos de livros);

- Atividades de desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem (ateliês);

- Música (fazer e apreciação musical);

- Atividades variadas em ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos em que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem (faz-de-conta);

- Cuidados com o corpo;

- Jogos de escrita (bingo de letras, letras móveis e outros);

- Cuidados com o meio ambiente dentro e fora da escola;

- Jogos (numéricos, de construção e de regras).



Atividades permanentes: são atividades essenciais para a aprendizagem dos alunos, que devem seguir uma periodicidade definida: segunda e quinta, por exemplo. Podem ser atividades de leitura em voz alta realizada pelo professor, atividades para refletir sobre o sistema alfabético de leitura (listas, parlendas, cruzadinhas) e de escrita (escrita de listas no caderno ou com letras móveis, escrita dos nomes dos amigos), produção de texto oral e escrito, em que os alunos ditam para o professor um texto e ele escreve na lousa (bilhetes, cartas, reescrita de textos), entre outras atividades.

Sequência de atividades: são sequências didáticas em que, a cada etapa, há uma complexidade de desafios. A duração varia de acordo com os conteúdos e as atividades podem ser praticadas uma, duas ou três vezes por semana. Por exemplo: produção de textos informativos, em que se leem vários textos e se analisam suas características para chegar à produção de outro texto; leitura e escrita de parlendas realizando atividades de ordenação dos versos, ajuste do falado ao escrito, localização de palavras no texto; leituras para estudar características de animais, diferentes culturas etc.

★ Projetos didáticos: podem ter longa ou curta duração, acontecendo uma, duas ou três vezes por semana. É uma boa alternativa para aprofundar os conhecimentos sobre o conteúdo estudado. As etapas de um projeto culminam na elaboração de um produto final, que dão visibilidade ao trabalho realizado e permite a colaboração dos pais no processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos: montar um jornal da sala, um livro de brincadeiras ou com contos, produzir uma agenda telefônica do grupo, apresentar uma peça de teatro, entre outros.

Atividades independentes: subdividem-se em dois tipos: as de sistematização e as ocasionais. As de sistematização são aquelas que se destinam a sistematizar os conteúdos aprendidos no decorrer da rotina. Por exemplo: após uma atividade sequenciada sobre textos informativos, discuta suas características; ou levante o que os alunos aprenderam após um projeto. As atividades ocasionais são as que a professora considera importante incluir no currículo, mesmo quando não estão previstos na rotina, como ler uma notícia de jornal que um aluno trouxe para ser compartilhado ou fazer a leitura de algum poema que seja significativo ao que os alunos estão vivenciando.

                                                                                                  Professora: Bete Hora


Um comentário:

  1. Parabéns a vcs coordenadores, professores e funcionários pelo blog... o John John vai adorar ver as fotos com os coleguinhas.
    Ass.João Cabral, pai do John John.

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