Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil
Até pouco tempo atrás nas creches é pré-escolas e até mesmo nas escolas de ensino fundamental parecia não haver outro jeito: ou as crianças se adaptavam ou se adaptavam. No entanto, isso vêm mudando. As boas instituições de educação têm se preocupado em acolher bem a criança que chega. Cisele Ortiz
Para muitos adultos, a lembrança dos primeiros dias de
escola faz parte, para sempre de recordações pouco agradáveis, é o que
consideram alguns psicólogos. Esse período pode gerar stresse nas crianças,
famílias e profissionais da educação.
È comum neste período algumas crianças chorarem, afinal,
um ambiente totalmente novo pode causar insegurança, desconforto e até mesmo
rejeição. Como atender com atenção e carinho as crianças que demonstram tais
sentimentos? Se recebermos todas as crianças de uma só vez é possível dar
atenção a quem está chorando sem "descuidar" do restante da turma? São estes
cuidados que merecem toda atenção dos educadores para que se inicie uma relação
de convivência mais saudável, feliz e promissora.
As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.
Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.
Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
A adaptação pode ser entendida como o
esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de
pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico
a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que
chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o
termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação.
“Depende também da forma como é acolhida.”
“A qualidade do acolhimento é que
garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal,
mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da
instituição dentro de um mesmo processo.”
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