quarta-feira, 12 de junho de 2013

A escola não é para brincar e sim aprender brincando.

   Na educação infantil, se o brincar é uma necessidade básica, todas as atividades devem ser pensadas a   longo prazo e dentro de uma perspectiva de desenvolvimento para a criança.
 Partindo dessa concepção, por meio do brincar, é possivel desenvolver a autonomia infantil, visando fazer com que a criança estabeleça relacionamento seguros, de preferência, com a mínima interferência dos adultos, pois enquanto a mesma desenvolve suas habilidadesde descentrar e coordenar diferentes pontos de vista em relação aos coleguinhas, ela também se torna mais crítica e confiante na sua capacidade de imaginar e expressar o que realmente pensa. Ao mesmo tempo, quando incentivada, a criança ainda passa ater mais iniciativa pessoal, inclusive para elaborar ideias, fazer perguntas, solucionar problemas e relacionar as coisas - uma às outras.
  Mas para alcançar tal objetivo, é imprescendível que haja riqueza e diversidade de atividades, além de observação constante, pois ao brincar, a criança recria e repensa acontecimentos, por intermédios de gestos, sinais, objetos e espaços que significam muito mais do que aparentam.  Ela também transforma conhecimentos que ja possui em conceitos gerais com os quais se diverte, a partir da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na familia ou emoutros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros, etc.
                                                                                           Fonte:Educação Infantil Especial 
                                                                                              Editora Minuano Cultural















 

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