quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

VISITA A UNESP ILHA SOLTEIRA LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA

TEMA: MEIO AMBINTE/ PLANTAS
PROFª BETE HORA – 1ª ETAPA
JUSTIFICATIVA
O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.


UM POUCO SOBRE AS FORMIGAS...

   PARA O MEIO AMBIENTE ELAS SÃO ÚTEIS, POIS AJUDAM NA DISPERSÃO DE SEMENTES, MAS PARA ALGUMAS ATIVIDADES, COMO A AGRICULTURA, PODEM CAUSAR GRANDES PREJUÍZOS E SER CONSIDERADAS PRAGAS. EXISTEM TAMBÉM AS FORMIGAS DOMÉSTICAS, QUE CAUSAM TRANSTORNOS NOS LARES, POIS PODEM SER VETORES DE DOENÇAS AO ENTRAR EM CONTATO COM ALIMENTOS.
   DURANTE O TRABALHO COM O TEMA “MEIO AMBIENTE – PLANTAS” UTILIZEI O POEMA “A SEMENTINHA”, “LEILÃO DE JARDIM” (CECÍLIA MEIRELES) E A HISTÓRIA “O CARACOL” (MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA), POR ISSO SURGIU A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS A RESPEITO DESSE BICHINHO...
   ASSISTIMOS AOS FILMES “VIDA DE INSETO” E “FORMIGUINHAS” E CONVERSAMOS SOBRE ELES. FALAMOS SOBRE A ROTINA QUE TEMOS EM CASA E NA ESCOLA E EXPLIQUEI SOBRE A ROTINA NO FORMIGUEIRO. ASSIM, COM BASE NA VIDA DAS FORMIGAS, PUDE MOSTRAR AS DIFERENTES FUNÇÕES, RESPONSABILIDADES E COMPORTAMENTOS DE UMA SOCIEDADE.
   AO APRESENTAR OS POEMAS E A HISTÓRIA ÀS CRIANÇAS ESTAS FICARAM BASTANTE CURIOSAS SOBRE PEQUENOS ANIMAIS QUE VIVEM DENTRO DA TERRA E O QUE ELES FAZEM LÁ: MINHOCAS E FORMIGAS.
  TROUXE LIVROS, ARTIGOS E FIGURAS MOSTRANDO ESSES ANIMAIS E SEUS HABITAT. MESMO ASSIM AS CRIANÇAS QUERIAM SABER MAIS SOBRE AS FORMIGAS,   JÁ QUE OBSERVAM-NAS NO PARQUE DA ESCOLA ANDANDO ENFILEIRADAS, CARREGANDO FOLHINHAS, ENTRANDO  E SAINDO DO FORMIGUEIRO. ESSE MOMENTO É MUITO IMPORTANTE, POIS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO AS CRIANÇAS DESENVOLVEM UMA POSTURA QUESTIONADORA E SE ACOSTUMAM A OBSERVAR FENÔMENOS QUE AS RODEIAM.

   CONVERSEI COM OS PAIS DO ALUNO JOÃO OTÁVIO QUE TRABALHAM NA UNESP DA CIDADE, ELE NA ÁREA DE AGRONOMIA E ME SUGERIU VISITAR O LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA PARA CONHECER O SAUVEIRO, ONDE PODERÍAMOS VISUALIZAR A VIDA DAS FORMIGAS DENTRO DE UM FORMIGUEIRO.
  A VISITA FOI AGENDADA, BILHETES ENCAMINHADOS AOS PAIS, ÔNIBUS SOLICITADO E LÁ FOMOS NÓS... AS CRIANÇAS ESTAVAM BASTANTE ANSIOSAS E CURIOSAS PARA SABER O QUE ENCONTRARIAM LÁ. O OTÁVIO ESTAVA ACHANDO QUE ENTRARÍAMOS NO INTERIOR DE UM FORMIGUEIRO, JÁ QUE EU DISSE QUE CONHECERÍAMOS ESTE POR DENTRO. KKKKKK.
   FOMOS MUITO BEM RECEPCIONADOS PELO PROFESSOR MARCELO, PAI DO JOÃO OTÁVIO, A CRISTIANE, E TRÊS ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA QUE NOS ACOMPANHARAM, MOSTRARAM, EXPLICARAM VÁRIAS COISAS, SEMPRE COM MUITA PACIÊNCIA. VIMOS BICHO-PAU, BARATA GIGANTES DE MADAGASCAR, BARATAS COMUNS UTILIZADAS PARA ALIMENTAR OUTROS ANIMAIS E CONHECEMOS, FINALMENTE, O SAUVEIRO (EXIBIÇÃO DE UMA COLÔNIA DE SAÚVAS). AS CRIANÇAS ENTRARAM NA SALA DIZENDO “_ OHHHH!” FOI MUITO ENGRAÇADO!!  OBSERVAVAM, APONTAVAM, FAZIAM COMENTÁRIOS, PERGUNTAVAM... TUDO AO MESMO TEMPO. MAIS UMA VEZ AS INFORMAÇÕES FORAM DADAS, PERGUNTAS RESPONDIDAS COM MUITA PACIÊNCIA PELA CRIS E O ALUNO KURIRI, ASSIM COMO PELO PAI DO JOÃO.
    DEPOIS VOLTAMOS AO LABORATÓRIO ONDE, ATRAVÉS DO MICROSCÓPIO, OBSERVAMOS A FORMIGA RAINHA, O MACHO E UMA CIGARRA. AS CRIANÇAS QUERIAM SABER COMO ERAM OS OLHOS DELES.
FOI UM PASSEIO MUITO PRODUTIVO E ENRIQUECEDOR. TODOS OS 18 ALUNOS PARTICIPARAM DO PASSEIO.  CHEGARAM ENCANTADOS E CHEIOS DE NOVIDADES PARA CONTAR ÀS FAMÍLIAS.
    UMA COISA QUE GOSTARAM MUITO TAMBÉM FOI ANDAR DE ÔNIBUS COM OS COLEGAS. CURTIRAM O PASSEIO, DO COMEÇO AO FIM!!!

































































2 comentários:

  1. Momento de muuuuitop aprendizado!!! Obrigada a todos que nos acompanharam na visita!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi um momento único e enriquecedor. As crianças amaram e aprendemos muuuito!

    ResponderExcluir