TEMA:
MEIO AMBINTE/ PLANTAS
PROFª
BETE HORA – 1ª ETAPA
JUSTIFICATIVA
O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a
importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas
formas de vida.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.
Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.
UM POUCO
SOBRE AS FORMIGAS...
PARA O
MEIO AMBIENTE ELAS SÃO ÚTEIS, POIS AJUDAM NA DISPERSÃO DE SEMENTES, MAS PARA
ALGUMAS ATIVIDADES, COMO A AGRICULTURA, PODEM CAUSAR GRANDES PREJUÍZOS E SER
CONSIDERADAS PRAGAS. EXISTEM TAMBÉM AS FORMIGAS DOMÉSTICAS, QUE CAUSAM
TRANSTORNOS NOS LARES, POIS PODEM SER VETORES DE DOENÇAS AO ENTRAR EM CONTATO
COM ALIMENTOS.
DURANTE O TRABALHO COM O TEMA
“MEIO AMBIENTE – PLANTAS” UTILIZEI O POEMA “A SEMENTINHA”, “LEILÃO DE JARDIM”
(CECÍLIA MEIRELES) E A HISTÓRIA “O CARACOL” (MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA), POR
ISSO SURGIU A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS A RESPEITO DESSE BICHINHO...
ASSISTIMOS AOS FILMES “VIDA DE INSETO” E “FORMIGUINHAS” E CONVERSAMOS SOBRE ELES.
FALAMOS SOBRE A ROTINA QUE TEMOS EM CASA E NA ESCOLA E EXPLIQUEI SOBRE A ROTINA
NO FORMIGUEIRO. ASSIM, COM BASE NA VIDA DAS FORMIGAS, PUDE MOSTRAR AS
DIFERENTES FUNÇÕES, RESPONSABILIDADES E COMPORTAMENTOS DE UMA SOCIEDADE.
AO APRESENTAR OS POEMAS E A
HISTÓRIA ÀS CRIANÇAS ESTAS FICARAM BASTANTE CURIOSAS SOBRE PEQUENOS ANIMAIS QUE
VIVEM DENTRO DA TERRA E O QUE ELES FAZEM LÁ: MINHOCAS E FORMIGAS.
TROUXE LIVROS, ARTIGOS E FIGURAS
MOSTRANDO ESSES ANIMAIS E SEUS HABITAT. MESMO ASSIM AS CRIANÇAS QUERIAM SABER
MAIS SOBRE AS FORMIGAS, JÁ QUE OBSERVAM-NAS NO PARQUE DA ESCOLA ANDANDO
ENFILEIRADAS, CARREGANDO FOLHINHAS, ENTRANDO
E SAINDO DO FORMIGUEIRO. ESSE MOMENTO É MUITO IMPORTANTE, POIS ATRAVÉS
DA OBSERVAÇÃO AS CRIANÇAS DESENVOLVEM UMA POSTURA QUESTIONADORA E SE ACOSTUMAM
A OBSERVAR FENÔMENOS QUE AS RODEIAM.
CONVERSEI COM OS PAIS DO ALUNO JOÃO OTÁVIO QUE TRABALHAM NA UNESP DA
CIDADE, ELE NA ÁREA DE AGRONOMIA E ME SUGERIU VISITAR O LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA
PARA CONHECER O SAUVEIRO, ONDE PODERÍAMOS VISUALIZAR A VIDA DAS FORMIGAS DENTRO
DE UM FORMIGUEIRO.
A VISITA FOI AGENDADA, BILHETES
ENCAMINHADOS AOS PAIS, ÔNIBUS SOLICITADO E LÁ FOMOS NÓS... AS CRIANÇAS ESTAVAM
BASTANTE ANSIOSAS E CURIOSAS PARA SABER O QUE ENCONTRARIAM LÁ. O OTÁVIO ESTAVA
ACHANDO QUE ENTRARÍAMOS NO INTERIOR DE UM FORMIGUEIRO, JÁ QUE EU DISSE QUE
CONHECERÍAMOS ESTE POR DENTRO. KKKKKK.
FOMOS MUITO BEM RECEPCIONADOS
PELO PROFESSOR MARCELO, PAI DO JOÃO OTÁVIO, A CRISTIANE, E TRÊS ESTUDANTES DO
CURSO DE AGRONOMIA QUE NOS ACOMPANHARAM, MOSTRARAM, EXPLICARAM VÁRIAS COISAS,
SEMPRE COM MUITA PACIÊNCIA. VIMOS BICHO-PAU, BARATA GIGANTES DE MADAGASCAR, BARATAS COMUNS UTILIZADAS PARA ALIMENTAR OUTROS
ANIMAIS E CONHECEMOS, FINALMENTE, O
SAUVEIRO (EXIBIÇÃO DE UMA COLÔNIA DE SAÚVAS). AS CRIANÇAS ENTRARAM NA SALA
DIZENDO “_ OHHHH!” FOI MUITO ENGRAÇADO!! OBSERVAVAM, APONTAVAM, FAZIAM COMENTÁRIOS,
PERGUNTAVAM... TUDO AO MESMO TEMPO. MAIS UMA VEZ AS INFORMAÇÕES FORAM DADAS,
PERGUNTAS RESPONDIDAS COM MUITA PACIÊNCIA PELA CRIS E O ALUNO KURIRI, ASSIM
COMO PELO PAI DO JOÃO.
DEPOIS VOLTAMOS AO LABORATÓRIO
ONDE, ATRAVÉS DO MICROSCÓPIO, OBSERVAMOS A FORMIGA RAINHA, O MACHO E UMA
CIGARRA. AS CRIANÇAS QUERIAM SABER COMO ERAM OS OLHOS DELES.
FOI UM PASSEIO MUITO PRODUTIVO E
ENRIQUECEDOR. TODOS OS 18 ALUNOS PARTICIPARAM DO PASSEIO. CHEGARAM ENCANTADOS E CHEIOS DE NOVIDADES
PARA CONTAR ÀS FAMÍLIAS.
UMA COISA QUE GOSTARAM MUITO
TAMBÉM FOI ANDAR DE ÔNIBUS COM OS COLEGAS. CURTIRAM O PASSEIO, DO COMEÇO AO
FIM!!!
Momento de muuuuitop aprendizado!!! Obrigada a todos que nos acompanharam na visita!!!
ResponderExcluirFoi um momento único e enriquecedor. As crianças amaram e aprendemos muuuito!
ResponderExcluir