terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ADAPTAÇÃO

        A adaptação é um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas.
     Primeiro dia de aula. Para quem está vindo à escola pela primeira vez, tudo é novidade e incerteza. Para os alunos que já estudavam no patinho, fica notória a saudade dos colegas, certo nervosismo e também dúvidas: Quem será minha professora? Como será minha rotina?
   O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. Nesse período, o pai, a mãe ou um acompanhante, com quem a criança tenha muita afinidade, participa de todas as atividades, pensadas especialmente para favorecer a integração entre todos. Cada criança, a seu tempo, dispensa a companhia desse adulto e fica com o grupo de amigos e a professora. Tudo isso de forma natural e tranqüila.
    Muitas vezes essa adaptação não é só da criança. Os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola. Na adaptação, eles observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas.
  Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.


    As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive,  ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
   Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
   Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação,  pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário