sexta-feira, 17 de maio de 2019

A FAMILIA NA ESCOLA

PARTICIPANDO DA  APRENDIZAGEM

Quando a Educação Infantil passou a ser considerada como a primeira etapa da Educação Basica do Brasil, reforçou-se o caráter educativo para as crianças menores de seis anos.
  Hoje se tem uma escola de educação infantil que prevê "cuidar" e "educar", o que significa "afirmar na Educação Infantil a dimensão da defesa dos direitos das crianças, não somente aqueles vinculados à proteção da vida, à participação social, cultural e politica, mas também aos direitos universais de aprender a sonhar, a divulgar, a pensar, a fingir, a não saber, a silenciar, a rir e a movimentar-se" (BRASIL,2009).

                         




   Essas considerações feitas em relação a instituição de ensino levam a reflexão também sobre a pratica dos familiares em relação a educação da criança pequena. Para que possam  desenvolver a criatividade, a fantasia, a imaginação e tenham suas capacidades cognitivas estimuladas, é preciso dar tempo e espaço as crianças, respeitar seus ritmos, suas individualidades e, também não antecipar aprendizagens que, para elas, podem não fazer sentido algum.
  Se a escola de educação Infantil considera e trata as crianças como sujeitos sociais, históricos e culturais, é necessário que a mesma prática exista no seio da família. A educação é um ato de conjunto entre essas duas instituições - a forma de conduzir a educação precisa ser a mesma para que o resultado seja o melhor.
  



















O momento da realização de uma proposta de pesquisa ou de trabalho enviado pela escola é uma oportunidade para o filho receber dos pais um tempo de atenção, carinho, afeto!









Para que essa ação se efetive, não basta levar a criança para uma boa escola. Necessário se faz estabelecer um bom relacionamento com a instituição atender aos chamados da escola, manter diálogo constante com professores e coordenadores, acompanhar dia a dia o desenvolvimento do filho, estar atento as possíveis dificuldades que ele pode apresentar, valorizar os progressos obtidos cada momento, auxiliar nas tarefas enviadas para casa, integrar-se aos pais e colegas do filho.





























                                                                                 










              Sefe coleção estrelinhas para familiares

sexta-feira, 10 de maio de 2019

homenagem as maes 2019

A nossa homenagem a todas mamães da nossa escola e também a toda família.





Você é Minha Guerreira


Por mais que o tempo passe
E as estações se movam,
Ainda será minha estrela,
A mais linda, a mais radiante...
Será pra mim sempre bela,
Sempre amiga.
Podem todos me crucificar,
Mas sei que saberás a verdade
E com todas suas forças irá me defender
Como ninguém me defenderia.
Está presente em todos os felizes e tristes momentos.
Está sempre forte para vencer mais um desafio.
Por mais que eu cresça e amadureça,
Sempre serei seu fruto,
E orgulho total de minha raiz...
Te amo de forma insubstituível,
És robusto meu amor
És sincero meu afeto.
Trouxe-me ao mundo,
Aguentou toda dor
E sorriu ao me ver pela primeira vez.
Com muito carinho estou a pensar em você,
Pois de carinho me alimenta.
Minha mãe querida
Da mesma forma que deseja a mim saúde e felicidade,
Desejo-te também com toda certeza que tenho,
Em nome do grande valor que tem pra mim,

Te Amo Minha Mãe













Ser mãe é carregar no coração um amor que não tem limites. Ser mãe é também carregar no corpo a vida.
Ser mãe é ter para si a mais divina das responsabilidades e claro, amor. É ter no colo o poder de tranquilizar, ter no sorriso o poder de aquietar.
Ser mãe é ser forte mesmo nos momentos mais difíceis. Ser mãe é muito mais do que podemos imaginar, mas acima de tudo, é amar incondicionalmente e verdadeiramente os seus filhos!