PARTICIPANDO DA APRENDIZAGEM
Quando a Educação Infantil passou a ser considerada como a primeira etapa da Educação Basica do Brasil, reforçou-se o caráter educativo para as crianças menores de seis anos.
Hoje se tem uma escola de educação infantil que prevê "cuidar" e "educar", o que significa "afirmar na Educação Infantil a dimensão da defesa dos direitos das crianças, não somente aqueles vinculados à proteção da vida, à participação social, cultural e politica, mas também aos direitos universais de aprender a sonhar, a divulgar, a pensar, a fingir, a não saber, a silenciar, a rir e a movimentar-se" (BRASIL,2009).
Essas considerações feitas em relação a instituição de ensino levam a reflexão também sobre a pratica dos familiares em relação a educação da criança pequena. Para que possam desenvolver a criatividade, a fantasia, a imaginação e tenham suas capacidades cognitivas estimuladas, é preciso dar tempo e espaço as crianças, respeitar seus ritmos, suas individualidades e, também não antecipar aprendizagens que, para elas, podem não fazer sentido algum.
Se a escola de educação Infantil considera e trata as crianças como sujeitos sociais, históricos e culturais, é necessário que a mesma prática exista no seio da família. A educação é um ato de conjunto entre essas duas instituições - a forma de conduzir a educação precisa ser a mesma para que o resultado seja o melhor.
O momento da realização de uma proposta de pesquisa ou de trabalho enviado pela escola é uma oportunidade para o filho receber dos pais um tempo de atenção, carinho, afeto!
Para que essa ação se efetive, não basta levar a criança para uma boa escola. Necessário se faz estabelecer um bom relacionamento com a instituição atender aos chamados da escola, manter diálogo constante com professores e coordenadores, acompanhar dia a dia o desenvolvimento do filho, estar atento as possíveis dificuldades que ele pode apresentar, valorizar os progressos obtidos cada momento, auxiliar nas tarefas enviadas para casa, integrar-se aos pais e colegas do filho.
Sefe coleção estrelinhas para familiares
Nenhum comentário:
Postar um comentário