Alimentação
O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusavam provar a merenda que é oferecida pela escola ( vinda da Cozinha Piloto Municipal). Uma outra preocupação foi com relação aos lanches trazidos de casa: alimentos preparados com todo capricho são desperdiçados no lixo ( algumas crianças trazem vários tipos de lanche, abrem tudo e acabam não "dando conta"de consumir e jogam fora); outras trazem lanche que não acrescentam em nada nutricionalmente (salgadinhos por exemplo) e estes acabam concorrendo com os alimentos mais saudáveis, como as frutas.
Já na primeira reunião de pais solicitei que mandassem diariamente, na lancheira, uma fruta para compartilharem com os colegas. Durante a reunião, apresentei a eles minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.
Duração:
Devido a importância do tema, inicia-se em AGOSTO , sem data para encerrar. Pelo menos a questão das frutas, solicitada desde a primeira Reunião de pais, pretendo levar até o final do ano letivo.
Objetivo:
Nos primeiros anos de vida-na verdade, desde que se inicia o desmame-, as crianças começam a formar seus hábitos alimentares. Nessa fase, diversificação é uma palavra essencial. Justamente a maravilhosa variedade sensorial relacionada á alimentação é que sera explorada nos trabalhos, que irão envolver todas as áreas como Arte, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade.
Este projeto não buscará separar bons e maus alimentos, em momentos isolados. Ao contrário, o foco é justamente mostrar para as crianças que comer é uma experiência gostosa, culminada pela saúde e qualidade de vida.
Em casa como sempre os pais podem participar e muito. Não apenas oferecendo para os filhos o prazer de experimentar, mas valorizando tudo o que eles trarão da escola como fruto de suas próprias descobertas.
Será, sem dúvida, um projeto pra lá de saboroso! Uma mistura perfeita de cheiros, cores, sabores, o bem-estar do corpo; saúde para brincar, correr, pular...
O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusavam provar a merenda que é oferecida pela escola ( vinda da Cozinha Piloto Municipal). Uma outra preocupação foi com relação aos lanches trazidos de casa: alimentos preparados com todo capricho são desperdiçados no lixo ( algumas crianças trazem vários tipos de lanche, abrem tudo e acabam não "dando conta"de consumir e jogam fora); outras trazem lanche que não acrescentam em nada nutricionalmente (salgadinhos por exemplo) e estes acabam concorrendo com os alimentos mais saudáveis, como as frutas.
Já na primeira reunião de pais solicitei que mandassem diariamente, na lancheira, uma fruta para compartilharem com os colegas. Durante a reunião, apresentei a eles minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.
Duração:
Devido a importância do tema, inicia-se em AGOSTO , sem data para encerrar. Pelo menos a questão das frutas, solicitada desde a primeira Reunião de pais, pretendo levar até o final do ano letivo.
Objetivo:
- Ampliar o vocabulário;
- Identificar as preferência alimentos
- Incentivar os bons hábitos alimentares
- Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
- Promover momentos que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
- Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
- Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- Observar e identificar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
- Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
- Conscientizar-se da importância da boa alimentação sem desperdícios;
- Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde;
- Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
- Entrar em contato com textos diferentes (lista de frutas, receitas,poemas).
Nos primeiros anos de vida-na verdade, desde que se inicia o desmame-, as crianças começam a formar seus hábitos alimentares. Nessa fase, diversificação é uma palavra essencial. Justamente a maravilhosa variedade sensorial relacionada á alimentação é que sera explorada nos trabalhos, que irão envolver todas as áreas como Arte, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade.
Este projeto não buscará separar bons e maus alimentos, em momentos isolados. Ao contrário, o foco é justamente mostrar para as crianças que comer é uma experiência gostosa, culminada pela saúde e qualidade de vida.
Em casa como sempre os pais podem participar e muito. Não apenas oferecendo para os filhos o prazer de experimentar, mas valorizando tudo o que eles trarão da escola como fruto de suas próprias descobertas.
Será, sem dúvida, um projeto pra lá de saboroso! Uma mistura perfeita de cheiros, cores, sabores, o bem-estar do corpo; saúde para brincar, correr, pular...
Que delícia experimentar novos sabores em boa companhia e o melhor aprendendo muito.
ResponderExcluirÉ muito bom vê-las compartilhando e degustando as frutas diariamente... assim como os avanços quanto a aceitação da merenda escolar. Estou muito feliz com meus alunos e com as famílias, por terem aderido ao Projeto e por enviarem uma variedade tão grande de frutas.
ResponderExcluirVendo as fotos "matei a saudade" dos alunos Ícaro e Naila. Amo vocês!! Ah, ver o João,o Pedro e o Antônio chupando até o caroço da manga, com o caldinho escorrendo pelos braços... Que delícia! Ser criança é mesmo "tudo de bom"!! Kkkkk
ResponderExcluir