Noção
de folclore
Em sua origem inglesa,
informa o dicionário Houaiss, a palavra folclore significa o ato de ensinar (lore) um conjunto
de costumes, lendas e manifestações artísticas do povo (folk) preservados pela
tradição oral.
Essa definição é um tanto
redutora se levarmos em consideração o fato de que toda manifestação cultural é
influenciada pelo contexto de quem a produz e que esse contexto, por sua vez,
está em constante mudança. Sendo assim, o conceito de folclore é muito mais
dinâmico do que parece: envolve diversas vertentes da cultura popular (música,
dança, relatos orais etc.) e continua sendo produzido até hoje.
A abordagem
do folclore na Educação Infantil
Para
aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, inseri no plano
de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como
abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa
faixa-etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala.
Solicitei
também que a família falasse e mandasse por escrito parlendas, provérbios,
adivinhas e lendas que tenham aprendido na sua infância,com os avós ou pais.
"Começar com aquilo que o aluno traz facilita o entendimento da
diversidade cultural", diz Ikeda. (Alberto Ikeda, professor de Cultura
Popular e Etnomusicologia do Instituto de Artes da Universidade Estadual
Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus São Paulo)
Precisamos
reconhecer os alunos como participantes da cultura, que têm muito a contribuir
para a construção da aprendizagem.
A lenda do bumba-meu-boi
Bumba-meu-Boi, o
boi de mil nomes…
Só de nome esse boi está cheio! Quer ver?
No Recife se chama Boi-Calemba;
no Amazonas, Maranhão e Pará, Boi-Bumbá; em Alagoas, Folguedo-do-boi… e esses são só alguns nomes! (Dá para qualquer boi
ficar confuso.) Bumba quer dizer
“Bate! Chifra!”
É uma festa muito popular no Norte e Nordeste do Brasil.
Mas não é um boi de verdade. É uma fantasia de boi toda enfeitada de
fitas coloridas, e embaixo dela fica um dançador. Acompanhando o dançador vão
pessoas vestidas de vaqueiros e gente de todo tipo, com roupas coloridas,
cantando e dançando pelas ruas, indo de casa em casa. O Boi é uma mistura dos
folclores africano, indígena e português!
A lenda do
bumba-meu-boi
O bumba-meu-boi é uma das mais ricas
manifestações do folclore brasileiro, ou da nossa cultura popular, como
preferem outros.
É uma espécie de
ópera popular, cujo conteúdo varia entre os inúmeros grupos de bumba-meu-boi
existentes, mas, basicamente, desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que
tinha um boi de raça, muito bonito, e querido por todos e que, inclusive sabia
dançar. Na fazenda trabalhavam Pai Chico, também chamado negro Chico, casado
com Catirina, os vaqueiros e os índios. Catirina fica grávida e sente desejo de
comer a língua do boi. Pai Chico fica desesperado. Com medo de Catirina perder
o filho que espera, caso o desejo não seja atendido, resolve roubar o boi de
seu patrão para atender ao desejo de sua mulher. O fazendeiro percebe o sumiço
do boi e de Pai Chico e manda os vaqueiros procura-los, mas os vaqueiros nada
encontram. Então o fazendeiro pede para os índios que ajudem na procura. Os
índios conseguem encontrar Pai Chico e o boi, que neste intervalo havia adoecido.
Os índios levam Pai Chico e o boi à presença do fazendeiro, que interroga Chico
e descobre porque ele havia levado o boi. Os pajés (ou doutores) são chamados
para cura-lo, e após várias tentativas conseguem curar o boi, que se levanta e
começa a dançar alegremente. Então, o fazendeiro perdoa Pai Chico e tudo
termina em festa.
Esse é um resumo do enredo do
Bumba-meu-boi, um dos mais conhecidos folguedos do folclore brasileiro. O boi
como tema e personagem existe em quase todo o mundo. No Brasil não podemos
esquecer da etnia que está presente nas vestimentas de influência negra,
indígena e européia. Mas o Bumba-meu-boi, na sua parte falada, dançada e
tocada apresenta-se como uma das expressões mais brasileiras do nosso
folclore, dentro da motivação universal do boi.
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Apresentação da lenda do bumba meu boi
Informei à classe que chegou a hora de conhecer a lenda do Bumba meu boi. Li a lenda para os alunos, a partir do livro trazido pela aluna Laura.
Expliquei
que a festa do Boi constitui uma espécie de ópera popular. Basicamente, a
história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito
bonito. Esse boi, que inclusive sabe dançar... é roubado por Pai Chico,
trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida
e sente desejo de comer a língua do boi. O fazendeiro manda os vaqueiros e os
índios procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e pajés são
chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado,
e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina,
encerrando a representação com uma grande festa.
Aproveitei
para contar que as representações do bumba meu boi acontecem em vários estados
do Brasil e não possuem datas fixas para acontecer.
Ao
fim dessa etapa, solicitei aos alunos que trouxessem rolinhos de papel
higiênico vazios para construirmos um Bumba meu boi para cada criança. Separei
também retalhos de tecidos diversos, lantejoulas, fitas e jornal para enfeitar
o boi.
Explique
aos alunos que o boi é a principal figura da representação. Ele é feito de uma
estrutura de madeira em forma de touro, coberta por um tecido bordado ou
pintado. Nessa estrutura, prende-se uma saia colorida, para esconder a pessoa
que fica dentro dele, que é chamada de "miolo do boi". Ainda há
também as burrinhas, feitas de maneira semelhante ao boi, porém menores, e que
ficam penduradas por tiras, como suspensórios, nos ombros dos brincantes.
Todos
os personagens que fazem parte da encenação são representados de maneira
alegórica, com roupas muito coloridas e embalados por coreografias.
A
partir da confecção do boi com rolinho, tive a idéia de confeccionar um boi
maior, com caixa de papelão para que a criança entrasse simulando ser o “miolo
do boi”. Utilizei TNT para encapar a caixa e fazer a saia. Confeccionei a
cabeça de E.V.A. Os enfeites? É aí que entra a participação da criança e da
família...
Esta atividade faz parte do
Plano de Aula com o tema FOLCLORE.
Objetivos Gerais:
·
Identificar e valorizar o folclore brasileiro;
·
Estimular e desenvolver o gosto pela música e danças da cultura popular;
·
Vivenciar, a partir de jogos e brincadeiras, laços de companheirismo e vínculos
afetivos;
·
Desenvolver a organização e autonomia para o trabalho individual e
coletivo;
·
Sistematizar os conhecimentos sobre folclore.
Objetivos específicos da atividade:
·
Levar a família a conhecer uma das manifestações culturais do folclore
brasileiro;
·
Oportunizar a participação da criança e da família na construção do
personagem folclórico;
·
Explorar a história imitando o personagem (boi);
·
Incentivar a criatividade enfeitando a “saia” (vestimenta) do boi,
utilizando diferentes materiais (botões, lantejoulas, fitas, estrelas, flores, etc);
·
Estimular a Linguagem oral através do relato da experiência vivida com a
visita do boi em sua casa;
Regras/ combinados
da atividade:
1. Valorizar as
atividades propostas pela escola e incentivar seu filho a
realiza-la,aproveitando para participar junto;
2. Levar o boi para
casa, brincar, dançar, mostrar à família... Divertir-se!
3. Cada dia, uma
criança levará o boi para casa e deverá acrescentar algum enfeite em sua “saia”
(vestimenta);
4. Trazer o boi de
volta no dia seguinte, pois outro colega estará aguardando para levá-lo também;
5. A família deverá
registrar, em folha própria, como foi a visita do boi em sua casa: o que a
criança fez com ele, como foi o momento de enfeitá-lo, pra quem ela mostrou,
etc. Poderá também fotografar alguns
momentos vivenciados por seu filho e o boi;
6. À professora caberá
construir um caderno com os relatos das famílias;
7. É muito importante
cuidar do boi para que não estrague. Quando não estiver brincando, peça pra
mamãe guarda-lo em lugar seguro para evitar que o cachorrinho ou o irmãozinho
“curioso” arranque seus enfeites;
8. Não exagere nos
enfeites. Coloque alguns, mas deixando espaço para que os próximos a levarem
também possam contribuir.
Lembrem-se: este é um trabalho coletivo e deve ter a
participação e a “marca” de todos os alunos do Maternal II.
BUMBA-MEU-BOI
feito com rolinho de papel higiênico
feito com rolinho de papel higiênico
BUMBA-MEU-BOI
Esse trabalho da visita do Bumba-meu-boi na casa dos alunos está "rendendo" histórias e criatividade! Obrigado às famílias por incentivarem e contribuírem para o sucesso da atividade proposta!
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