Conhecer e
compreender a criança, nas suas manifestações mais elementares, contribui,
também, para enquadrar as suas atitudes e ações permitindo aos pais e
educadores ajustar estratégias para estimular ou corrigir determinados
comportamentos. A criança precisa de se sentir amada e encorajada por quem a
rodeia para despertar o interesse por explorar o mundo e enfrentar com
confiança novas situações.
Um ambiente
familiar afetuoso é fundamental para o harmonioso desenvolvimento da criança,
para estimular o diálogo e criar relações de empatia dentro do núcleo familiar
e deste para fora. O respeito e o saber ouvir, e sentir, aprende-se em casa,
junto dos pais ou de outros elementos que cuidem da criança diariamente.
Conhecer as
principais fases de desenvolvimento infantil e saber com o que se pode contar,
conforta os pais e contribui para que se sintam mais confiantes quanto às
decisões que tomam enquanto educadores.
Consegue usar a tesoura, corta papel.
Maior domínio no uso de talheres.
Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento.
1 a 2 anos
Ações
que realiza:
Anda sem apoio.
Com 1 ano e 6 meses pode começar a correr, subir em móveis e ficar nas pontas dos pés sem apoio.
Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo).
Gosta de rabiscar no papel.
Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo.
Com 1 ano e 6 meses pode começar a correr, subir em móveis e ficar nas pontas dos pés sem apoio.
Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo).
Gosta de rabiscar no papel.
Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo.
Como
Reage
Mostra senso de humor.
Nesta fase, o bebê ainda não compreende as regras, contudo chora quando leva uma bronca e sorri quando é o centro das atenções ou quando é elogiado.
Quando está bravo, pode atirar objetos ou brinquedos.
É possessivo. Prefere não compartilhar brinquedos com as outras crianças
Nesta fase, o bebê ainda não compreende as regras, contudo chora quando leva uma bronca e sorri quando é o centro das atenções ou quando é elogiado.
Quando está bravo, pode atirar objetos ou brinquedos.
É possessivo. Prefere não compartilhar brinquedos com as outras crianças
Como se comunica
Reconhece o próprio nome.
A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas.
A criança começa a formar frases com uma palavra só, tipo “nenê-papá, nenê-naná”, mas até o término do ano constrói frases de até três palavras como: “quer ver tevê”.
Esta é a fase das perguntas: “que é isso?”
Usa o próprio nome.
Reconhece as partes do seu corpo e de outras pessoas.
Apresenta atenção para histórias pequenas.
A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas.
A criança começa a formar frases com uma palavra só, tipo “nenê-papá, nenê-naná”, mas até o término do ano constrói frases de até três palavras como: “quer ver tevê”.
Esta é a fase das perguntas: “que é isso?”
Usa o próprio nome.
Reconhece as partes do seu corpo e de outras pessoas.
Apresenta atenção para histórias pequenas.
2 a 3 anos
·
Entre 2 e 3 anos: a criança diz seu próprio nome e nomeia objetos como
seus.
·
Em torno dos 2 anos: a criança reconhece-se no espelho e começa a
brincar ao faz de conta (atividade que deve ser estimulada, pois auxilia no
desenvolvimento cognitivo e emocional, ajudando a criança a lidar com
ansiedades e conflitos e a elaborar regras sociais).
Ações que realiza:
Tira os
sapatos.
Chuta bola sem perder o equilíbrio.
Gosta de dançar, consegue acompanhar o ritmo da música batendo palmas.
Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas.
Chuta bola sem perder o equilíbrio.
Gosta de dançar, consegue acompanhar o ritmo da música batendo palmas.
Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas.
Como Reage:
Apresenta percepção de quem é.
Mexe em tudo e faz má criação, testa a autoridade.
Tenta impor suas vontades.
Prefere companhia para brincar.
Gosta de participar dos serviços de casa, como por exemplo, arrumar a mesa do jantar.
Mexe em tudo e faz má criação, testa a autoridade.
Tenta impor suas vontades.
Prefere companhia para brincar.
Gosta de participar dos serviços de casa, como por exemplo, arrumar a mesa do jantar.
Como
se comunica:
As frases vão aumentando e surge o plural.
As crianças nesta fase tem uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta.
Pergunta: "cadê", "O que", "onde".
Fala de si mesma na 3a. pessoa.
Chama familiares próximos pelo nome.
As crianças nesta fase tem uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta.
Pergunta: "cadê", "O que", "onde".
Fala de si mesma na 3a. pessoa.
Chama familiares próximos pelo nome.
3
a 4 anos
Ações
que realiza:
Consegue colocar suas
roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
Gosta de desenhar.
Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
Consegue pedalar.
Gosta de desenhar.
Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
Consegue pedalar.
Como
Reage
Brinca com as outras
crianças.
Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, por exemplo, se perceber que seu pai está triste, procura confortá-lo.
Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, por exemplo, se perceber que seu pai está triste, procura confortá-lo.
Como
se comunica
Constrói frases com
até seis palavras, sobre o dia a dia, situações reais e pessoas próximas.
Compreende a existência de regras gramaticais e tenta usá-las.
É comum a troca do '"r" pelo "l", a qual acaba por volta dos 3 anos e 6 meses.
Compreende os conceitos de igual e diferente.
É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
Lembra e conta histórias.
Compreende a existência de regras gramaticais e tenta usá-las.
É comum a troca do '"r" pelo "l", a qual acaba por volta dos 3 anos e 6 meses.
Compreende os conceitos de igual e diferente.
É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
Lembra e conta histórias.
Ações que realiza:
Maior domínio no uso de talheres.
Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento.
Como
Reage
Está mais sociável com as outras crianças.
Se sente grande perto das crianças menores.
Sente vontade de tomar as suas próprias decisões.
Se sente grande perto das crianças menores.
Sente vontade de tomar as suas próprias decisões.
Como se comunica
Nesta fase o vocabulário da criança aumentou bastante, já fala muitas
palavras.
Expressa seus sentimentos e emprega verbos como “pensar” e “lembrar”.
Também fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as sentenças, como por exemplo: “e então”, “porque”, “mas”, etc.
Gosta de inventar e contar as próprias histórias.
Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.
Expressa seus sentimentos e emprega verbos como “pensar” e “lembrar”.
Também fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as sentenças, como por exemplo: “e então”, “porque”, “mas”, etc.
Gosta de inventar e contar as próprias histórias.
Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.
De 5 a 6
anos
·
A partir dos 5 anos: a criança passa a pensar com
lógica, embora esta seja predominantemente concreta.
·
A sua memória e a habilidade com a linguagem
aumentam.
·
Os seus ganhos cognitivos melhoram capacidade de
tirar proveito da educação formal. Desenvolve-se a autoimagem, afetando sua
autoestima.
·
Os amigos assumem importância fundamental.
·
A criança começa a compreender a constância de
gênero. A segregação entre os gêneros é muito frequente nesta idade (meninos
“não se misturam” com meninas e vice-versa).
Fotos:katiastecker
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