Projeto de Incentivo á leitura: ERA UMA VEZ
Alunos da 1ª Etapa Professora Bete Hora.
PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA:
Era Uma Vez...
Público-Alvo: Alunos da 1ª Etapa.
Duração: Todo o ano letivo.
Objetivo Geral:
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não
alfabetizadas.
Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma
lúdica.
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o
desenvolvimentos das histórias com início, meio e fim.
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador
em que a criança desenvolva sua oralidade.
- Contar com o estímulo da família, de modo que os pais tenham como auxiliar as
crianças no desenvolvimento de sua oralidade e imaginação.
Procedimentos/ Atividades:
1. Maleta de histórias:
Professor: selecionar, com a
ajuda das crianças, ou não, um livro para mandar para casa, na maleta confeccionada
pela diretora Joana (uma para os meninos e outra para as meninas).
2.
Nosso Livro de desenhos de Histórias:
Professor: confeccionar um
caderno , o qual cada criança terá a oportunidade de levá-lo para
casa.
Sempre deverá ser a mesma
história, até que todas as crianças tenham levado o livro pra casa. Esse caderno fará rodízio nas casas das
crianças e os pais deverão contar/ ler a história aos seus filhos.
Depois disso, os filhos terão que
desenhar o que mais gostou na história. Seguido do relato dos pais sobre esta
experiência.
Na próxima visita da maleta nas
residências, os pais farão o relato de como foi o momento e o que o(a) filho(a)
achou da história, além de anexar fotos deste momento.
Quem levar na segunda-feira
devolve na quarta, quem levar na quarta devolve na sexta e quem levar na sexta,
devolve na segunda.
3. A Hora do Conto:
Bimestralmente, escolher uma história para montagem
e apresentação de teatro para as outras turmas da escola ou os pais.
Esporadicamente, convidar os pais para participar
do momento de leitura com as crianças, mas eles mesmos poderão escolher o tema
e um livro para ler. Depois, poderão ainda desenvolver atividades com elas,
tendo o auxílio e acompanhamento do professor.
Sugerir lugares diferenciados no ambiente escolar
(parque, área externa, pátio, hall...) para que contem a história.
Avaliação:
No processo avaliativo, todas as observações são
válidas perante o desenvolvimento da criança.
O processo avaliativo da criança é continuado,
observando os seguintes aspectos:
- Ela participa das atividades de leitura?
- Está desenvolvendo suas habilidades motoras, e
seus desenhos estão evoluindo?
- Presta atenção nas histórias e argumenta suas
dúvidas?
- É questionadora?
- Seu comportamento perante as histórias é de
entusiasmo/ encantamento?
Fonte: Andreza Melo Menezes: Blog "Meus Trabalhos Pedagógicos"
DICAS AOS PAIS:
Dicas
1. É sempre bom trabalhar com massinha de modelar.
Após contar uma história, dê à criança um momento de lazer para representar os personagens nas massinhas.
2. Após o conto, que tal uma roda para conversar com a criança sobre a história?
Peça que ela conte a sua versão, vai sair cada história! Esse momento proporciona segurança aos alunos.
3. Inove sempre, traga objetos, coisas novas para sala de aula.
Leve insetos, passarinho e tudo mais que você achar interessante, trabalhe o tema, elas adoram novidades.
3. Evite passas filmes longos.
4. Evite histórias complexas que sejam tristes, pois podem frustrar a criança e deixá-la com medo de determinadas situações.
Estou maravilhada e muito orgulhosa de meus alunos. Eles estão me surpreendendo a cada dia!! Obrigada às famílias pela colaboração e por dispensarem um tempo para com seus filhos, vivenciando este mundo do "Era uma vez...". Podem ter certeza que tais momentos não serão esquecidos por eles. Bjsss
ResponderExcluirA cada criança que assisto contando a história da maleta "ERA UMA VEZ" me orgulho e dou muitas risadas... Fico impressionada com o poder de improvisação delas!!! Kkkkkkkk
ResponderExcluir