quarta-feira, 21 de maio de 2014

ERA UMA VEZ...

   Projeto de Incentivo á leitura: ERA UMA VEZ
  Alunos da 1ª Etapa Professora Bete Hora.







































PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA:
Era Uma Vez...

Público-Alvo: Alunos da 1ª Etapa.
Duração: Todo o ano letivo.
Objetivo Geral:
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não alfabetizadas.
Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica.
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com início, meio e fim.
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador em que a criança desenvolva sua oralidade.
- Contar com o estímulo da família,  de modo que os pais tenham como auxiliar as crianças no desenvolvimento de sua oralidade e imaginação.
Procedimentos/ Atividades:
1.      Maleta de histórias:
Professor: selecionar, com a ajuda das crianças, ou não, um livro para mandar para casa, na maleta confeccionada pela diretora Joana (uma para os meninos e outra para as meninas).

2.      Nosso Livro de desenhos de Histórias:
Professor: confeccionar um caderno , o qual cada criança terá a oportunidade de levá-lo para casa.
Sempre deverá ser a mesma história, até que todas as crianças tenham levado o livro pra casa.  Esse caderno fará rodízio nas casas das crianças e os pais deverão contar/ ler a história aos seus filhos.
Depois disso, os filhos terão que desenhar o que mais gostou na história. Seguido do relato dos pais sobre esta experiência.
Na próxima visita da maleta nas residências, os pais farão o relato de como foi o momento e o que o(a) filho(a) achou da história, além de anexar fotos deste momento.
Quem levar na segunda-feira devolve na quarta, quem levar na quarta devolve na sexta e quem levar na sexta, devolve na segunda.

3. A Hora do Conto:
Bimestralmente, escolher uma história para montagem e apresentação de teatro para as outras turmas da escola ou os pais.
Esporadicamente, convidar os pais para participar do momento de leitura com as crianças, mas eles mesmos poderão escolher o tema e um livro para ler. Depois, poderão ainda desenvolver atividades com elas, tendo o auxílio e acompanhamento do professor.
Sugerir lugares diferenciados no ambiente escolar (parque, área externa, pátio, hall...) para que contem a história.
Avaliação:
No processo avaliativo, todas as observações são válidas perante o desenvolvimento da criança.
O processo avaliativo da criança é continuado, observando os seguintes aspectos:
- Ela participa das atividades de leitura?
- Está desenvolvendo suas habilidades motoras, e seus desenhos estão evoluindo?
- Presta atenção nas histórias e argumenta suas dúvidas?
- É questionadora?
- Seu comportamento perante as histórias é de entusiasmo/ encantamento?


Fonte: Andreza Melo Menezes: Blog "Meus Trabalhos Pedagógicos" 
















 DICAS AOS PAIS:

Dicas
1. É sempre bom trabalhar com massinha de modelar.
Após contar uma história, dê à criança um momento de lazer para representar os personagens nas massinhas.
2. Após o conto, que tal uma roda para conversar com a criança sobre a história?
Peça que ela conte a sua versão, vai sair cada história! Esse momento proporciona segurança aos alunos.
3. Inove sempre, traga objetos, coisas novas para sala de aula.
Leve insetos, passarinho e tudo mais que você achar interessante, trabalhe o tema, elas adoram novidades.
3. Evite passas filmes longos.
4. Evite histórias complexas que sejam tristes, pois podem frustrar a criança e deixá-la com medo de determinadas situações.

2 comentários:

  1. Estou maravilhada e muito orgulhosa de meus alunos. Eles estão me surpreendendo a cada dia!! Obrigada às famílias pela colaboração e por dispensarem um tempo para com seus filhos, vivenciando este mundo do "Era uma vez...". Podem ter certeza que tais momentos não serão esquecidos por eles. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. A cada criança que assisto contando a história da maleta "ERA UMA VEZ" me orgulho e dou muitas risadas... Fico impressionada com o poder de improvisação delas!!! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir