terça-feira, 19 de março de 2019

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.



   


     Tratar do desenvolvimento e da aprendizagem na etapa da educação infantil pressupõe considerar a criança como um ser humano em constante interação no contexto histórico e social, em que devem ser considerados os aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social.



      A criança pequena, como ser histórico e contextualizado, depende das interações que com ela são estabelecidas para o seu pleno desenvolvimento. Desde o inicio da vida, as ações são construídas nas interações estabelecidas com o outro e com o meio. É o outro, uma criança mais experiente ou um adulto, quem promove com a criança as primeiras interpretações e constrói os primeiros significados do mundo externo, o que vai se ampliando com o passar do tempo, à medida que novas situações vão se apresentando.
































   Nas situações de aprendizagem da criança pequena, o cuidar e o educar aparecem de forma interligada, pois fazem parte de um contexto em que se desenvolve uma relação de sensibilidade, afeto, comunicação. Acolher, observar, interagir, além de registrar e identificar necessidades de cada criança e do grupo faz parte do trabalho do professor.

































   Nesse processo há de se considerar, e merece especial atenção por parte dos educadores, a linguagem própria da criança, manifestada por meio de brinquedos e brincadeiras.














Fonte:Estrelinhas para você.

 Sefe(Sistema Educacional Família e Escola)


Nenhum comentário:

Postar um comentário