AUXILIAR NO APRENDIZADO
Ela é também terapêutica e facilitadora, permitindo ao ser
humano o conhecimento de seu mundo íntimo e particular e a sua interação com os
diferentes grupos sociais em diversos ambientes e comunidades.
Denomina-se de Arteterapia que, por meio
da arte, facilita a expressão de sentimentos através das diferentes formas de
expressão artística: desenho, pintura, escultura, teatro, dança, recorte e
colagem, entre outras. Ela é o método que traz ao consciente, através do
trabalho artístico, conteúdos ainda desconhecidos ou esquecidos, que ficam
registrados no inconsciente.
“(...) atua no organismo como um todo
e também em cada área específica. A dança, por exemplo, propicia avanços no uso
do espaço e na expressão corporal; as artes plásticas,na compreensão das
imagens pictórias da realidade interna e externa, o teatro desenvolve e envolve
empatia nas relações sociais e a musica permite um contato mais profundo entre
o eu e a poética, ou uma compreensão racional, cognitiva, perfeitamente integrada
ao nível verbal que manifesta o universo interno do
cliente.”(Eliezer,2004,p.16)
Neste sentido, os conteúdos
inconscientes são trazidos à consciência e retratados, na forma de imagens
pictórias reais. Quanto à aprendizagem, ela é definida como ação de conhecer,
compreender um assunto. É o processo de aprimoramento intelectual, que
automaticamente leva a transformação de hábitos e costumes.
Ela é fruto do confronto entre as terapias
que se aprendem na sala de aula com interações com meio, e , para que isto
ocorra, é necessário que a criança seja ativa, ou seja, participe das decisões
e suas opiniões sejam valorizadas.
De acordo com a teoria de Jean
Piaget, quando estimulamos a criança a descobrir o conhecimento por si próprio,
através da assimilação e acomodação, estamos possibilitando que este permaneça
com ela; na teoria de Vygotsky, a interação é um instrumento importantíssimo.
Jean Piaget(1896-1980) propôs uma
escola que sugira “atividades desafiadoras, que provoquem desequilíbrios e
reequilibrações sucessivas, promovendo a descobertas e a construção do
conhecimento”( ZACHARIAS, 2004).
O conceito acima é somado ao de lev
S. Vigotsky (1896-1934), que defendia o conhecimento sendo construído através
da interação sujeito-meio, visto que o indivíduo é mediado pela sociedade, ou
seja, o homem capta os fragmentos da realidade, que são oferecidos pelo
ambiente. Essa mediação acontece por meio da linguagem, pois, através dela,
conhecemos os costumes, valores e regras das diferentes comunidades, além de
traduzir a transformação de uma sociedade.
Para que o conhecimento aconteça, é
necessário um ambiente que permita o indivíduo explorar, identificar, associar,
então, aos poucos vão se tornando imprescindíveis na construção de habilidades
como: classificar, seriar, ordenar,incluir, analisar, sintetizar, entre outros
que são de suma importância para a construção de conceitos futuros no ensino.
Por Bianca Acapora
Que delícia!! Essa turminha "pintando o sete"... adooooro!!
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