terça-feira, 2 de setembro de 2014

A ARTE COMO AUXILIAR NO APRENDIZADO

AUXILIAR NO APRENDIZADO
Ela é também terapêutica e facilitadora, permitindo ao ser humano o conhecimento de seu mundo íntimo e particular e a sua interação com os diferentes grupos sociais em diversos ambientes e comunidades.

Denomina-se de Arteterapia que, por meio da arte, facilita a expressão de sentimentos através das diferentes formas de expressão artística: desenho, pintura, escultura, teatro, dança, recorte e colagem, entre outras. Ela é o método que traz ao consciente, através do trabalho artístico, conteúdos ainda desconhecidos ou esquecidos, que ficam registrados no inconsciente.
“(...) atua no organismo como um todo e também em cada área específica. A dança, por exemplo, propicia avanços no uso do espaço e na expressão corporal; as artes plásticas,na compreensão das imagens pictórias da realidade interna e externa, o teatro desenvolve e envolve empatia nas relações sociais e a musica permite um contato mais profundo entre o eu e a poética, ou uma compreensão racional, cognitiva, perfeitamente integrada ao nível verbal que manifesta o universo interno do cliente.”(Eliezer,2004,p.16)
Neste sentido, os conteúdos inconscientes são trazidos à consciência e retratados, na forma de imagens pictórias reais. Quanto à aprendizagem, ela é definida como ação de conhecer, compreender um assunto. É o processo de aprimoramento intelectual, que automaticamente leva a transformação de hábitos e costumes.
Ela é fruto do confronto entre as terapias que se aprendem na sala de aula com interações com meio, e , para que isto ocorra, é necessário que a criança seja ativa, ou seja, participe das decisões e suas opiniões sejam valorizadas.
De acordo com a teoria de Jean Piaget, quando estimulamos a criança a descobrir o conhecimento por si próprio, através da assimilação e acomodação, estamos possibilitando que este permaneça com ela; na teoria de Vygotsky, a interação é um instrumento importantíssimo.
Jean Piaget(1896-1980) propôs uma escola que sugira “atividades desafiadoras, que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descobertas e a construção do conhecimento”( ZACHARIAS, 2004).
O conceito acima é somado ao de lev S. Vigotsky (1896-1934), que defendia o conhecimento sendo construído através da interação sujeito-meio, visto que o indivíduo é mediado pela sociedade, ou seja, o homem capta os fragmentos da realidade, que são oferecidos pelo ambiente. Essa mediação acontece por meio da linguagem, pois, através dela, conhecemos os costumes, valores e regras das diferentes comunidades, além de traduzir a transformação de uma sociedade.
Para que o conhecimento aconteça, é necessário um ambiente que permita o indivíduo explorar, identificar, associar, então, aos poucos vão se tornando imprescindíveis na construção de habilidades como: classificar, seriar, ordenar,incluir, analisar, sintetizar, entre outros que são de suma importância para a construção de conceitos futuros no ensino.
Por Bianca Acapora


























































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